AutoMuseum VOLKSWAGEN - WOLFSBURG - ALEMANHA
O Kombi Clube do Brasil esteve presente em Wolfsburg, cidade-sede da VW, em Setembro de 2013, onde pudemos admirar uma parte do acervo de Kombis da Volkswagen. Viaje conosco e aprecie os modelos que estavam expostos na ocasião. No final da galeria, vejam 2 Kombis que estavam em exposição no museu do AutoStadt, que fica ao lado da matriz. Clique na imagem para aumentá-la.
O lugar onde estão as relíquias. Endereço: Automuseum Wolfsburg Dieselstraße 35 38446 Wolfsburg Alemanha
Uma linha do tempo onde o visitante entende a evolução da VW
Em 1956, a fábrica de Hannover ficou pronta, especialmente para produzir a Kombi
A primeira Kombi, o protótipo
O protótipo praticamente com as linhas definitivas
Notem que há um vidro traseiro na traseira, ao contrário das primeiras unidades produzidas.
Interior simples
As bananinhas presentes no protótipo
Sem parachoque
Uma das Kombis mais antigas sobreviventes. Originalmente foi usada como veículo de serviço no Aeroporto de Viena, e décadas depois, um colecionador comprou a Kombi e ela foi restaurada nos seus detalhes originais. O logo na lateral era uma demonstração de como poderia ser um bom ponto de venda, o que foi sugerido para os comerciantes: 13 m² de valor publicitário de área, afim de chamar a atenção dos consumidores.
O Logo grande VW característico das primeiras Barndoor (Porta de Celeiro), apelido devido a grande porta traseira que dá acesso ao motor, tanque de combustível e estepe.
Exportado para a Suécia quando produzida, foi restaurada em 1999 na Inglaterra
Notem as portas do salão do lado esquerdo
o modelo especial da Kombi chamado oficialmente de Sambabus, foi lançado em 1951 e era muito apreciada especialmente nas áreas do turismo de lazer com grande popularidade. Esta Kombi Modelo Sambabus é a Kombi de número 1.000.000, marca atingida em Outubro de 1962.
Modelo cuidadosamente preservado desde quando saiu da fábrica. Afinal, é a Kombi de número 1 milhão
Linda
Interior Luxuoso
Olhem o teto solar, famoso na versão Samba, assim como as janelas panorâmicas
Sem detalhes, perfeita
Kombi 1951 e a Kombi 1962, de número 1 milhão
Em Alemão, Ambulância = Krankenwagen Modelo 1956, veja a porta traseira de abertura invertida, para fazer uma bandeja para a entrada da maca.
Na dianteira, os indicadores de direção conhecidos como "tetinhas".
Detalhe da traseira da Ambulância: Porta de abertura invertida, lanternas maiores, luz de ré do lado esquerdo e luz de freio superior.
Veículo de pronto atendimento
O interno simples, pronta para o trabalho
Com uma caixa de ferramentas na caçamba.
Kombi com motor 1200, usada como apoio pelo Corpo de Bombeiros. Notem que ela não tem portas, e é assim mesmo, para facilitar a entrada e saída dos bombeiros
Essa é Ano 1965 com uma escada tipo Magirus
Mecanismo da escada, simples e funcional. Ideal para pequenas ocorrências.
A primeira Clipper!
A primeira Clipper Alemã. Lanternas pequenas, janelas amplas e porta de correr
Modelo Fabicado até 1972 é conhecido como T2A
Essa frente é bem similar a nossa Clipper. O modelo com os piscas na parte superior da frente, é conhecido como T2B
Conhecida como Open Air Bus, a Kombi foi feita especialmente para o Fernsehlotterie (entidade social) para o evento especial "Um lugar ao sol". A Kombi não teve alteraçoes, com a exceção de um piso reforçado. Devido à ausência do teto do o veículo parece maior em comparação com a versão standard.
Lanternas traseiras maiores, a outra alteração presente no modelo T2B. E notem a entrada de ar para o motor diferente,especialmente pensada para este modelo.
Uma graça!
A característica especial desta Kombi é o teto totalmente redesenhado e elevado, que foi apresentado em 1973 no Salão de Frankfurt. O plástico de fibra de vidro usado na parte posterior no teto permite a abertura máxima. Graças às suas instalações confortáveis, a Kombi Camper Westfalia é um hotel móvel.
Essa Kombi tem motor 1.6
Notem a "veneziana" lateral.
Interior da Kombi Westfalia, colorido e animado, apropriado para viagens!
Electrobus Em 1972 a VW iniciou sua série de testes de veículos elétricos em Kombis. O carro é exibido um dos últimos desta série. Novo sobre ele é que a bateria pode ser facilmente substituída por uma bateria totalmente carregada. Em alternativa, as baterias podem também ser recarregadas por meio de um carregador convencional no carro.
A Kombi Elétrica e seu carregador
Kombi sem alterações aparentes
Essa tem energia
Interior da Kombi Elétrica
Protótipo com tração nas quatro rodas Em 1975, o primeiro protótipo de uma Kombi com tração nas quatro rodas foi testada no Deserto do Saara. Uma vez que os resultados foram bons, o projeto foi adiante. Os protótipos estão equipados com uma caixa de quatro velocidades com conversor de torque upstream. A capacidade em subida é de 94% e a sua capacidade de circular em terrenos alagados com profundidade de até 50 centímetros. Em 1985 começou a produção em série com o nome Syncro - na T3.
O seu motor é 2.0 - A ar
Para todo o terreno
Da esqueda para direita: Protótipo Kombi 4x4 1979 Protótipo Kombi Elétrica 1979 Primeira Kombi Clipper 1967
Esta Kombi foi usada nas instalações da Fábrica da Volkswagen de Salzgitter
Bombeiro de Fábrica
Uma Kombi Pick-Up adaptada pela própria VW para trabalhar na brigada de incêndio interna.
Um mini caminhão de Bombeiro
A grande surpresa entre todas as Kombis expostas é essa: uma Kombi Brasileira 1998!
Na descrição informa que ela é da versão Carat, modelo de Luxo do Brasil
Mas nenhuma Kombi Carat e nem Teto Alto saiu em duas cores, parachoques cromados, pintura metálica...
Calotas estilo retrô com pneus faixa branca, coisas que não existiam na Carat Nacional
Bancos em couro e forração interna completa
Até o volante é revestido em couro e a cor do painel acompanha o revestimento. Nunca tivemos isso no Brasil
Reparem no painel de fundo branco, e todos os detalhes em verde claro. Nada disso tinha na Carat vendida no Brasil
Trata-se de uma versão única feita especialmente para o AutoMuseum VW, e não a fiel cópia da Carat Brasileira
De um lado, a T3 inteira, de outro, toda recortada, o que possibilita ver as mudanças realizadas da T2 para a T3.
É possível apreciar cada detalhe
A beleza interior
Até o motor é recortado
É possível ver tudo, até os materiais dos bancos
Meio a meio
Painel da T3 Recortada
Detalhes de todos os materiais de fabricação da T3
Bela visão!
Uma viagem ao tempo
Sem palavras para descrever este lugar!
A T3 tem o seu lugar garantido
Versão conhecida como Traveller Jet, foi o embrião da versão Carat Alemã
Mudança radical de estilo
Esta é uma a última T3 produzida, da Wolfsburg Edition, versão comemorativa de encerramento da geração.
Motor 2.1 a água, boxer
Uma T3 Cabine Dupla ano 1987, e é 4x4
Com faróis de milha, parachoque reforçado, pau pra toda obra no fora-de-estrada
Interior da última T3 de 1992
Aqui estamos em outro museu, o que fica na Autostadt (cidade do carro, em alemão), distante 2 km do Automuseum.
É um parque temático gigantesco, ao lado da fábrica da VW, onde todas as marcas do grupo tem um pavilhão exclusivo, além de restaurantes, cafés e uma maravilhosa área verde.
Há também um museu, onde carros de várias marcas contam a história e a importância do automóvel.
Essa Kombi está nesse museu. Ela é simplesmente impecável. Notem a luz de ré e de neblina
Modelo Samba, com teto de lona
No interior, o relógio do lado direito do painel marca presença
É simplesmente perfeita! Notem a porta de correr!
Não há como ficar indiferente ao admirar esta maravilha!!
Cercando esta Kombi, existem variadas imagens deKombis, e para nossa grata surpresa, esta é uma das imagens, a Kombi na construção de Brasília!!
Esta também está no Autostadt, em uma parte de exposição intirerante. Ela está no lugar que meses depois, ficou uma Last Edition.
Kombi Furgão - Sinalco
Sinalco é uma marca de refrigerante
A bandeja para evitar qualquer pingo de óleo no chão, mas como se pode ver, não seria necesário, está tudo seco!
A famosa Barndoor "porta de celeiro"
Outra Kombi sem detalhes, absolutamente perfeita
Raridade absoluta