kombi Lotação
(popularmente conhecida como 4 portas)
por helder sobrêda
21 de julho de 2018
páginas centrais do folder de lançamento da kombi lotação, de 1983 - imagens digitalizadas do folder original, pertencente ao arquivo do kombi clube do brasil
Em 1983, a volkswagen criou mais uma versão para a kombi, completando uma vasta gama de opções oferecida na época: a kombi lotação.
a nova versão apresentou uma configuração inédita para a carroceria da kombi: três portas individuais do lado direito e uma só do lado esquerdo. a intenção era facilitar o embarque e desembarque de passageiros com mais conforto e sem a interferência de ter que movimentar alguma pessoa que estivesse no banco do meio e também um fator de segurança para as pessoas somente entrarem e saírem pelo lado da calçada.
para a construção do modelo, foi usada a lateral do lado direito da kombi 6 portas e do lado esquerdo, foi mantida a lateral usada normalmente na fabricação da kombi standard/luxo.
o folder de lançamento, que faz parte de nossos arquivos, mostra que a volkswagen focou o modelo para o transporte de passageiros, explanando as vantagens da portas individuais, das novas janelas de ventilação de correr e também falando da forração de teto e laterais assim como das alças para acesso e iluminação interna, tudo para oferecer um maior conforto aos passageiros, além de ressaltar as melhorias técnicas implantadas na linha kombi em 1983. outro detalhe é que a vw já direcionava o público alvo da kombi lotação neste folder: Motoristas de taxi, Empresas de turismo, escolas, transportadoras com linhas em bairros periféricos, empresas médias ou grandes que oferecem transportes para seus funcionários.
a versão durou até 1987, quando foi tirada de linha. não há uma estatística sobre a produção do modelo, pois o código dela na plaqueta é o 231, o mesmo da kombi standard com portas tradicionais, o que dificulta e muito a contagem da produção.
por fim, isto encerra com uma afirmação sobre este modelo, onde era divulgado que em 1985, a vw fabricou por encomenda em torno de 30/35 unidades deste modelo com 4 portas, exclusivamente a pedido da extinta CMTC (companhia municipal de transportes coletivos) da cidade de são paulo, para que essas kombis trabalhassem na chamada "operação corredor", que monitorava os recém implantados corredores de ônibus em algumas avenidas da cidade. o pedido da CMTC foi nada mais que um pedido de um modelo que era de produção normal da linha kombi.